terça-feira, 23 de outubro de 2012

Programa ajuda os endividados de São Paulo

O Procon e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo lançaram um programa para ajudar as pessoas que perderam o controle do orçamento. A iniciativa quer reduzir o número de famílias endividadas. O Procon analisa o caso, orienta as pessoas e chama os credores para uma conciliação.
O programa atende as seguintes dívidas: dívidas vencidas ou a vencer decorrentes de créditos consignados, contratos de crédito ao consumidor, contratos de prestação de serviços, emissão de cheques e outros títulos, independente do total das dívidas.
O projeto auxilia consumidores paulistanos, maiores de 18 anos ou menores devidamente acompanhados dos responsáveis, que estejam em condições de renegociar ao menos uma dívida.
Em um primeiro momento, o consumidor passa por uma triagem, com questionário, pré-seleção, agendamento de palestra e explicações sobre o programa. O atendimento acontece no Centro Judiciário de Solução de Conflitos do TJ, o Cejusc, (Rua Barra Funda, 930, 2º andar), das 9h às 17h.
Depois, o endividado participa de palestra e entrevista no Núcleo de Tratamento do Superendividado (Rua Barra Funda, 1032), em horário agendado. Por fim, o consumidor será convocado para uma audiência de conciliação, para tentar renegociar a dívida, também no Cejusc.
Segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, em setembro, 51,5% das famílias paulistanas, tinham alguma conta em atraso.







Nenhum comentário:

Postar um comentário