quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mastigar mais e comer menos para emagrecer

A população brasileira está cada vez mais acima do peso, de acordo com dados da pesquisa do Ministério da Saúde, além do percentual de obesos ter subido mais de 4% em cincos anos.

As principais medidas que devem ser tomadas para manter o corpo saudável, todo mundo já conhece: praticar exercícios físicos, beber dois a três litros de água por dia, evitar alimentos com excesso de gordura, fritura, açúcar e sal. Mas um outro fator importante é a maneira de comer.
A mastigação tem papel fundamental no emagrecimento e na manutenção do peso. Mastigar várias vezes e em um ritmo devagar contribui para que o organismo sinta-se saciado com a ingestão de uma quantidade menor de comida. O ideal é mastigar de 20 a 30 vezes cada bocado, dependendo da textura e resistência.
Ao comer muito rápido, mastigando pouco e engolindo o alimento mal triturado, o ponto de saciedade se dará de modo errado. O estômago fica dilatado e com sobrecarga de comida. Alem da quantidade de calorias consumidas se torna muito maior que o necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário