quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comissão de Administração Pública aprovou Projeto que organiza Defesa do Consumidor

Na quarta-feira, dia 19 de setembro, foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo pela Comissão de Administração Pública, a qual o Vereador Fernando ESTIMA faz parte, o Projeto de Lei 231/2012 que organiza o Sistema de Defesa do Consumidor.
O Projeto de autoria do Vereador Adilson Amadeu (PTB) visa fiscalizar e receber denúncias de qualquer cidadão que resida no município e de pessoas jurídicas que se sintam violadas em seus direitos nas relações de consumo. Além de prever uma possível interação com outros órgãos públicos relacionados à defesa do consumidor e ao Ministério Público Estadual.
O Vereador Fernando ESTIMA (PSD) foi o relator da Comissão e explicou o voto favorável: “O Projeto de Lei amplia a proteção de direitos e garantias dos paulistanos”.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Restaurante Escola

A Câmara Municipal de São Paulo está realizando curso gratuito de serviços em restaurantes, com aulas teóricas na Universidade Anhembi Morumbi e aulas práticas no Restaurante Escola da própria Câmara.
Os interessados em ocupar uma das 60 vagas, devem ter entre 17 e 20 anos, estar cursando ou concluído o ensino médio, renda de até meio salário mínimo e residir em São Paulo há no mínimo dois anos.
No curso, o aluno irá receber alimentação, uniforme, atendimento psicológico, material didático e certificado de conclusão do curso. Além de ser cadastrado no Programa Bolsa Trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho.
Para se inscrever basta comparecer a sede da Fundação Jovem Profissional, na avenida Nove de julho, 398.
Para outras informações ou dúvidas, ligar para (11) 3241-5588.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fim de semana aéreo 2012

Nos próximos dias 22 e 23 o Campo de Marte, na zona norte, receberá a famosa Esquadrilha da Fumaça, aviões de caça, paraquedistas e exposição tática.

A oficina de motores estará aberta para visitação.
O evento gratuito é das 9h às 17 horas.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Funcionários do mercadão de SP têm curso de línguas

Funcionários do Mercadão Mercado Municipal), no Centro de São Paulo estão recebendo cursos de línguas, (inglês, espanhol e Francês). O intuito é de capacitar os funcionários para atender turistas, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014.
Para se inscrever ou demais informações podem ser obtidas na Renome, a Associação dos Permissionários do Mercadão, pelo telefone (11) 3326-6664.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mímicos ajudam a travessia de pedestres


Arte-educadores estão espalhados pelas esquinas da capital para conscientizar transeuntes e motoristas sobre a faixa de pedestres. A intervenção é um dos desdobramentos do Programa Zona Máxima de Proteção ao Pedestre e é realizada pelo Instituto Novo Trânsito, contratado pela CET para ações educativas.
Com o rosto pintado, camisa listrada, suspensórios e braçadeira da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), os 16 mímicos que fazem parte da intervenção passam uma semana, entre 8h e 14h, em esquinas que, segundo avaliação da CET, são aquelas que registram os maiores números de atropelamentos. Sem pronunciar uma só palavra, eles direcionam pedestres para a faixa, ensinam a fazer o sinal com a mão em esquinas sem semáforo, orientam motoqueiros a usar o capacete com a viseira abaixada, e batem palmas para motoristas que esperam os pedestres atravessarem.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ayrton Senna – Retrato de um herói

Inaugurada no último dia 12 a mostra "Ayrton Senna – Retrato de um herói" reúne na praça de eventos do Shopping Villa-Lobos capacetes, um macacão, fotos, vídeos e objetos pessoais do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna.
No total, seis painéis que contam a trajetória do piloto. Nos simuladores, o visitante que pontuar a volta mais rápida será premiado com uma réplica do capacete de Ayrton Senna. Para as crianças, um espaço do Senninha oferece materiais para desenho e pintura e jogos de tabuleiro que imitam uma pista de corrida.
A exposição é gratuita e se estender até dia 30 de setembro.

Serviço
"Ayrton Senna – Retrato de um herói"
Local: Praça de eventos do Shopping Villa-Lobos (piso 1)
Quando: de 12 a 30 de setembro
Endereço: Av. das Nações Unidas, 4777
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 22h
Entrada franca



terça-feira, 11 de setembro de 2012

SP ganhou 150 mil lixeiras de rua neste ano

Quem caminha por avenidas como a Pompeia, na zona oeste, a Ipiranga, no centro, ou a São Miguel, na zona leste, vai encontrar uma cena em comum: todas estão lotadas de lixeiras novas, praticamente uma a cada poste. Elas fazem parte de um lote de 150 mil lixeiras instaladas desde o início do ano.

A instalação das lixeiras custou cerca de R$ 10 milhões. O investimento estava previsto no novo contrato da limpeza pública, em vigor em dezembro de 2011. O modelo dividiu a cidade em duas áreas, sob o comando das empresas Soma e Inova. De acordo com a região de atuação, cada uma delas é responsável pela varrição das ruas, limpeza das bocas de lobo e instalação e manutenção das lixeiras públicas. Somadas com as 36 mil que já existiam na cidade, São Paulo tem hoje um recorde de 186 mil equipamentos do tipo.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Campanha de proteção ao pedestre mostra resultados

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou entre o primeiro semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012, período em que a campanha de proteção ao pedestre completou seu primeiro ano, o número de registro de morte foi 10% menor em relação ao período anterior.

Neste espaço de tempo 569 pedestres morreram atropelados nas ruas de São Paulo. Apesar da redução o índice continua alto, sendo mais de uma morte por dia.

Os números mostram que, apesar da campanha de proteção ao pedestre estar surgindo efeito, à população ainda tem muito a aprender a como lidar com o trânsito e a respeitar os pedestres.

A CET também divulgou novos dados sobre o comportamento dos motoristas. O levantamento foi feito em seis cruzamentos, sendo quatro na região central. O mais perigoso é o da Rua Álvaro de Carvalho com a João Adolfo. Onde só 8% dos motoristas respeitam o pedestre.

Na Barra Funda, na Zona Oeste, foi avaliado o cruzamento da Avenida Marquês de São Vicente com a rua Joaquim Manoel de Macedo. O cruzamento foi apontado na pesquisa como o ponto em que houve maior desrespeito ao pedestre. No local, a preferência foi dada a quem estava a pé só em 21, 6% das vezes.